TANGARÁ DA SERRA-MT . BRASIL (65)99987-8717 IPactangara@GMAIL.COM
Levantamento Socioeconômico do Assentamento Vale do Amanhecer
JURUENA - MT




1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
A pesquisa foi efetuada através de coleta de informações de campo, feita em forma de entrevistas com agricultores no Assentamento Vale do Amanhecer, no município de Juruena-MT, somada a alguns registros fotográficos.
A pesquisa foi realizada em 171 propriedades do Assentamento Vale do Amanhecer. Deste total, 144 responderam ao questionário proposto e 27 não foi possível levantar os dados pelos seguintes motivos:
· Propriedade com porteira trancada
· Proprietário desconhecido
· Proprietário não reside no local e não localizado
· Propriedade sem ocupação
Através das 144 pesquisas levantadas, pode-se constatar que a população residente no assentamento é de 374 pessoas.
Para a realização dessa pesquisa, foi elaborado previamente um roteiro constituído de perguntas abertas e semiabertas. Este questionário foi criado e discutido pela equipe do projeto que, após algumas ponderações, o aprovou.
Para responder a este formulário, procuramos uma única pessoa de cada propriedade, com conhecimento suficiente para fornecer as respostas às perguntas formuladas. Geralmente os responsáveis pela propriedade se prontificavam para a tarefa. Consideramos como responsável pela propriedade, ou proprietário, as pessoas que detém a posse e respondem pelo lote adquirido no assentamento.
O roteiro da entrevista se encontra norteada em três eixo principais: social, econômico e ambiental e teve como objetivo conhecer as condições sociais do Assentamento, tendo como indicadores a educação, a saúde e habitação.
A entrevista teve como proposta, também, a obtenção de informações sobre outros indicadores que enfocassem aspectos econômicos da agricultura familiar e, para tanto, foram definidos os seguintes pontos: produção agrícola e assistência técnica. Como a produção agrícola no assentamento possui variantes de cultura e clima, para que obtivéssemos informações aceitáveis, seria necessário um acompanhamento das atividades familiares por um período mais longo de observação e, daí então, formar a gestão da propriedade.
Para a construção de um “retrato” da situação ambiental da agricultura familiar, foram estudados alguns outros indicadores como: forma de trabalho, água e destinação dos esgotos e lixo. Compreende-se que estes parâmetros são essenciais para se ter uma visão geral da atual situação da agricultura familiar neste assentamento.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral.
Considerando o contexto explanado anteriormente, pretende-se por meio desta pesquisa analisar a perspectiva de sustentabilidade no desenvolvimento da agricultura familiar, considerando indicadores do âmbito social, econômico e ambiental, sem desprezar elementos que se encontram intrinsecamente ligados.
2.1. Objetivos Específicos
Levando-se em consideração a premissa do objetivo geral, definiu-se os seguintes objetivos específicos desta pesquisa:
a. Verificar características gerais dos agricultores familiares, considerando principalmente os aspectos no âmbito social, ambiental e econômico;
b. Verificar as principais atividades produtivas, não produtivas e de comercialização dos agricultores;
c. Investigar os principais entraves e possibilidades que permeiam as atividades agrícolas dos agricultores.

INSTITUTO PANTANAL AMAZÔNIA DE CONSERVAÇÃO - IPAC
Defendemos a preservação ambiental e cultural.
CONTATO
(65)99987-8717




Siga-nos
IPAC © 2024 - Todos os direitos reservados

