TANGARÁ DA SERRA-MT . BRASIL (65)99987-8717 IPactangara@GMAIL.COM
Cultivando Água Boa Tangará
Projeto
Preveja o futuro criando-o
O projeto "Cultivando Água Boa Tangará" é realizado pelo Instituto Pantanal Amazônia de Conservação, tem como objetivo principal revitalizar as nascentes e áreas de preservação dos rios Queima Pé e Ararão, fundamentais para a cidade de Tangará da Serra.
Tangará da Serra enfrentou situações críticas de abastecimento de água ao longo dos últimos anos e que recuperar e conservar o Queima-pé é o primeiro passo para garantir um futuro com segurança hídrica.
O Rio Queima Pé, em particular, é a principal fonte de água para abastecer a população, enquanto o Rio Ararão recebe o efluente tratado e pode se tornar, no futuro, uma fonte alternativa de abastecimento. O projeto busca garantir a qualidade e a quantidade de água disponível para a população.
Em 2021 o IPAC recuperou a cabeceira do Rio Queima Pé, os resultados já são visíveis, não ouve seca na cabeceira do Rio Queima Pé desde a implementação das ações e medidas tomadas. Essa experiência exitosa demonstra a eficácia das estratégias adotadas e a importância de investir na recuperação dos recursos hídricos.
Realizaremos esse trabalho nas nascentes de afluentes do Rio Queima Pé e do Rio Ararão. Os trabalhos incluem a desobstrução do olho d’água, a implantação de curvas de nível para evitar enxurradas, além do reflorestamento num raio de 50 metros no entorno da nascente e a instalação de Intensificadores de Recarga do Lençol Freático – IRLF.
O projeto Cultivando Água Boa Tangará é um exemplo de como a união de esforços entre Organizações não Governamentais, o poder público e a sociedade civil podem gerar resultados positivos para o meio ambiente e para a comunidade.
Portanto, o apoio à iniciativa do IPAC é fundamental. Compartilhar a mensagem do projeto e engajar-se na preservação dos recursos hídricos são formas de contribuir para a conservação desses tesouros naturais e garantir que as gerações futuras também possam usufruir dos benefícios que a água oferece. Juntos, podemos fazer a diferença e assegurar um futuro mais verde e sustentável para todos.
O projeto visa criar um movimento de sustentabilidade com impacto global através de um extenso processo de educação ambiental, conscientização e engajamento de toda a comunidade. Esse projeto será implementado em duas etapas:
Fase 1 – Geração do Movimento Coletivo: "Cultivando Água Boa Tangará".
Fase 2 – Intervenção na Bacia.
Educação Ambiental
Formação coletivo educador; Elaboração de conteúdos e materiais informativos; Ações de educação in loco.
Recuperação, Conservação e Proteção de APP's
Projetos de recuperação e proteção de matas ciliares de rios e nascentes; Projetos de recuperação, desassoreamento e perenização de nascentes; Execução da recuperação de matas ciliares e de nascentes.
Conservação do Solo
Elaboração de Lei Municipal de uso, manejo e ocupação do solo; Desenho técnico de Instalação de curvas de nível; Elaboração de Projetos de Instalação de barraginhas/bacias de contenção; Construção de curvas de nível.
Readequação das Estradas
Elaboração dos projetos técnicos de readequação das estradas integradas com a conservação de solo e capacitação de equipe local.
Retroalimentação do Lençol Freático
Dimensionamento da quantidade de mecanismos de intensificação de recarga do lençol freático; Instalação dos mecanismos de intensificação de recargado lençol freático.
Comunicação e Divulgação do Projeto
Elaboração de página web do programa e das ferramentas de interação com as redes sociais; Elaboração dos conteúdos de todas as estratégias de comunicação; Realização de evento de Lançamento do Programa.
INSTITUTO PANTANAL AMAZÔNIA DE CONSERVAÇÃO - IPAC
Defendemos a preservação ambiental e cultural.
CONTATO
contato@ipac.org.br
(65)99987-8717